> Área reservada a clientes

< VOLTAR

Roedores

A presença de roedores, ou de quaisquer outros animais selvagens, na sua casa e no seu jardim pode implicar sérios riscos, não só para a saúde das pessoas, mas também para os tecidos, para as estruturas dos edifícios, para as colheitas agrícolas, para as flores, etc.

Siga as ligações em baixo para saber quais são a doenças que algumas destas pragas podem transmitir e para aprender a impedi-las de entrar na sua propriedade, seja através do uso de produtos comerciais para amadores ou através dos nossos Serviços de Controlo de Pragas Profissionais.

Ratazanas

Ratos

Controlo de Ratazanas

 

Proteger casa e família contra ratazanas

As ratazanas representam um sério risco para a saúde de pessoas e animais de estimação. São transmissoras de doenças como salmonelas, doença de Weil, E.coli e tuberculose.

As ratazanas também são portadoras de pulgas, ácaros e carraças e podem causar reacções alérgicas agudas

 

Ratazanas em casa ou no jardim

A presença de ratazanas na sua casa é extremamente grave, mesmo que não entrem nas áreas habitadas. É urgente eliminar qualquer ratazana que exista na sua casa.

 

A presença destes animais no seu jardim ou noutras áreas externas também pode ser muito perigosa, especialmente nas áreas que forem utilizadas por crianças ou animais de estimação.

 

É muito importante eliminar as ratazanas que andem pelo jardim para minimizar o risco de entrarem na sua casa.

As propriedades que tenham a garagem anexa à casa, ou entradas fáceis para cães ou gatos nas portas, requerem cuidados especiais porque as ratazanas podem usar esses sítios para entrar nas casas.

 

Sinais da presença de ratazanas

As ratazanas são nocturnas e costumam esconder-se dos humanos. Os sinais mais típicos da sua presença são os seguintes:

Ruido de arranhar nas paredes ou debaixo do chão, provocado pelas ratazanas a correr de um lado para o outro.

Excrementos – As ratazanas deixam pedaços de excrementos cónicos e escuros com 10 a 14 mm de comprimento.

Odor característico – As ratazanas deixam um odor semelhante a amoníaco, que se sente ainda mais em espaços fechados como armários de cozinha.

Danos – As ratazanas têm dentes que crescem continuamente e são capazes de roer madeira e plásticos para manterem os dentes aguçados. As ratazanas podem até causar incêndios se roerem cabos eléctricos.

Embalagens rasgadas – As ratazanas conseguem rasgar embalagens de alimentos e podem deixar marcas dos seus dentes.

Ninhos – As ratazanas constroem os ninhos em locais quentes e recônditos, com pedaços de materiais rasgados, como jornais e tecidos. É frequente haver crias de ratazana nos ninhos.

Tocas – Nos jardins, as ratazanas escavam tocas e dão preferência a pilhas de materiais orgânicos e áreas cobertas. Também pode construir ninhos debaixo de objectos decorativos de jardim.

 

Como manter as ratazanas afastadas

A primeira linha de defesa contra as ratazanas é a boa vedação de toda a casa para impedir que elas entrem. As crias de ratazana conseguem passar por orifícios inferiores a 1 cm, pelo que é importante vedar todos os orifícios e colocar tiras de cerdas nas portas para vedar as folgas até ao chão.

Os repelentes ultra-sónicos emitem um som muito desconfortável para as ratazanas e não audível pelos humanos. Estes dispositivos podem ajudar a desincentivar as ratazanas de entrar na sua casa, mas não os recomendamos se já houver uma infestação porque elas podem acostumar-se rapidamente aos ultra-sons.

É importante não atrair as ratazanas com comida – guarde sempre os alimentos em recipientes de plástico ou metal e limpe as áreas debaixo do fogão e do frigorífico regularmente.

No exterior, certifique-se de que todos os resíduos são mantidos em contentores fechados, não coloque carne nas pilhas de materiais orgânicos e, se utilizar sistemas para alimentar aves, opte pelos que são à prova de esquilos.

As ratazanas podem entrar pelas condutas de saneamento, sobretudo se houver tubos partidos – é importante garantir que todas as canalizações estão em bom estado.

 

Como ver-se livre de ratazanas

Se não for tratada, uma infestação de ratazanas pode tomar conta da casa em pouco tempo. As lojas disponibilizam vários produtos comerciais para amadores, que permitem lidar com ratazanas em áreas de risco reduzido. No caso de actividade de ratazanas em áreas habitadas ou de recorrência da infestação, recomendamos um tratamento efectuado por um dos nossos técnicos de serviços.

 

Controlo de Ratos

 

Proteger casa e família contra infestações de ratos

Ter ratos em casa é mais do que um simples inconveniente – estes animais podem trazer sérios riscos para a saúde das pessoas, sobretudo nas cozinhas e nos locais onde as crianças brincam.

Um rato também pode causar danos significativos na sua casa e nos seus móveis ao roer madeiras e plásticos.

Os ratos podem até causar incêndios se roerem cabos eléctricos.

 

Sinais da presença de ratos

Os sinais mais típicos da presença de ratos são os seguintes:

Ruído de arranhar nas paredes ou nos tectos provocado pelos ratos a correr de um lado para o outro.

Excrementos – Os ratos deixam excrementos na forma de pedaços pequenos e escuros, sobretudo junto às paredes e nas áreas onde são mais activos, como armários de cozinha, debaixo do lava-louças, etc.

Odor característico – Os ratos deixam um rasto que liberta odor semelhante a amoníaco, que se sente ainda mais em espaços fechados como armários de cozinha.

Danos – Os ratos têm dentes que crescem continuamente e são capazes de roer madeira, plásticos, cabos e outros materiais duros.

Ninhos – Os ratos constroem os ninhos com pedaços de materiais rasgados, como jornais e tecidos e escolhem os sítios mais recônditos para instalar os ninhos, como debaixo de frigoríficos. É frequente haver crias de rato nos ninhos.

 

Como manter os ratos afastados

A primeira linha de defesa contra os ratos é a boa vedação de toda a casa para impedir que eles entrem. Os ratos têm esqueletos moles e conseguem passar por orifícios da largura de um lápis, pelo que é importante vedar todos os orifícios que dêem para o exterior e colocar tiras de cerdas nas portas para vedar as folgas em relação ao chão.

É importante não atrair os ratos com comida. Sempre que for possível, guarde os alimentos em recipientes de plástico ou metal. Faça limpezas regulares debaixo do fogão, do frigorífico e de todos os armários.

Os repelentes ultra-sónicos emitem um som que é muito desconfortável para os ratos e não é audível pelos humanos. Estes dispositivos podem ajudar a desincentivar os ratos de entrar na sua casa, mas não os recomendamos se já houver uma infestação porque os ratos podem acostumar-se rapidamente aos ultra-sons.

 

Como ver-se livre de ratos

Os produtos comerciais para amadores são uma forma económica de controlar infestações ligeiras. No caso de haver grandes colónias de ratos estabelecidas ou repetição de infestações, a melhor solução é recorrer ao controlo de pragas profissional.

Os técnicos de serviços da Biograu efectuam tratamentos muito bem localizados quando têm um problema de ratos para resolver e ainda lhe darão todos os conselhos para manter a sua casa livre de ratos no futuro.

 

Co-financiamento

© 2014 - 2016  A Biograu rege-se pelas condições constantes da Declaração Legal.

Os nome Biograu® é marca registada.

| Acessibilidade | Política de Cookies | Política de Privacidade | Declaração Legal |

Made by | inforServ.net